segunda-feira, 31 de maio de 2010

*EXIGÊNCIAS DE BOAS NOTAS*

 -O professor quer realmente ensinar?
- O aluno, quer realmente aprender?
- Que espécie de discente tu és?
-Que espécie de docente tu és?

Infelizmente, alguns discentes ao serem estimulados a fazer trabalhos sobre algum tema, seja como complemento de nota bimestral ou como a própria avaliação, estão praticando uma conduta "suicida". Explico: o professor ao solicitar os trabalhos tem como alvo principal estimular o discente à pesquisa, e com isso, suscitar alguns questionamentos, contudo, é muito raro esse fato (infelizmente), e pior que isso, é o hábito de alguns estudantes, copiarem o contido em livros. Mas há algo ainda mais nefasto, alguns discentes, não importa o motivo (falta de tempo, ou "simplificação de tarefa"), simplesmente "copiam" textos integrais de artigos de internet, é o famoso  método  "control" de aprendizagem. De outro vértice, quando um professor ao corrigir esses "trabalhos" verifica o  fraudulento artíficio, e aplica as medidas corretas , é questionado: "Professor porque minha nota foi tão Baixa".
Quando isso ocorre, será que o discente está "jogando", isto é, pressiona o mestre, pois, muitos nem sequer olham para os "trabalhos"?
Ou imaginam que teriam direito a uma boa avaliação, visto que o "trabalho" foi bem executado?
Como deve reagir o professor diante disso? Aceitar a "pressão", permanecendo "amigos" de todos?
Ou deve agir, como um PROFESSOR e tomar as medidas acadêmicas pertinentes?
E você prezado acadêmico, como reagiria se fosse sua própria vítima, digo, se "colasse" uma obra intelectual de outrem?
Gostaria de simplesmente "ganhar a nota", ou optaria em efetivamente querer aprender? Escolha, pois, eu como PROFESSOR tenho a minha opção.
É o que há!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço acadêmico - afirme seu posicionamento!

Quem sou eu

Minha foto
são paulo, são paulo, Brazil
profissional crítico do Direito...que concilia a racionalidade com as emoções..ou pelo menos tenta....avesso à perfídia...e ao comodismo que cerca os incautos... em tempo: CORINTHIANO!!

Seguidores

Arquivo do blog

Powered By Blogger

Páginas