segunda-feira, 3 de maio de 2010

ANTECEDENTES E MÁ CONDUTA SOCIAL NÃO PODE AGRAVAR PENA

STJ EDITA SÚMULA 444
Não se permite a utilização de  inquéritos policiais e ações penais ainda em andamento  para aumentar a pena do acusado acima do mínimo legal. Esse é o  entendimento da 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (que aprovou a súmula 444), pois, a Corte já vinha aplicando esse entendimento e são vários os precedentes que embasaram a aprovação sumular
Nesse caso, o relator, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, destacou que tanto o posicionamento do STJ quanto o do Supremo Tribunal Federal são no sentido de atender o princípio da não culpabilidade: “Conforme orientação há muito firmada nesta Corte de Justiça, inquéritos policiais, ou mesmo ações penais em curso, não podem ser considerados como maus antecedentes ou má conduta social para exacerbar a pena-base ou fixar regime mais gravoso.”
Ao analisar o Resp 730.352, a relatora, ministra Maria Thereza de Assis Moura, ressaltou que inquéritos e processos judiciais em curso também não devem servir “para valorar negativamente a conduta social ou a personalidade do agente, sendo preferível a fixação da pena-base no mínimo legal”.
Note-se que:
a) a sumula não é vinculante, isto é, apenas serve para orientação judicial;
b) a súmula atende o Princípio da Presunção da Inocência, vez que, não se descarta a possibilidade de abslovição das ações em curso, e mesmo, da não formulação ou rejeição da denúncia.
É o que há!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço acadêmico - afirme seu posicionamento!

Quem sou eu

Minha foto
são paulo, são paulo, Brazil
profissional crítico do Direito...que concilia a racionalidade com as emoções..ou pelo menos tenta....avesso à perfídia...e ao comodismo que cerca os incautos... em tempo: CORINTHIANO!!

Seguidores

Arquivo do blog

Powered By Blogger

Páginas