quarta-feira, 19 de maio de 2010

*VOCÊ SABE O QUE É, E PARA QUE SERVE O CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU?*

O Conselho de Segurança das Nações Unidas é um órgão das Nações Unidas com responsabilidades sobre a segurança mundial, tendo o poder de autorizar uma intervenção militar em algum país. Todos os conflitos e crises políticas do mundo são tratados pelo conselho, para que haja intervenções militares ou missões de paz.
COMPOSIÇÃO
É composto por 15 membros, sendo 5 membros permanentes: os Estados Unidos, a França, o Reino Unido, a Rússia (ex-União Soviética) e a República Popular da China, sendo que cada um destes membros tem direito de veto. Os outros 10 membros são rotativos e têm mandatos de 2 anos. O Brasil pleiteia uma vaga no conselho permanente.
RESOLUÇÃO: QUORUM -
 A resolução do Conselho de Segurança é aprovada se tiver maioria de 9 dos quinze membros, inclusive os cinco membros permanentes. Um voto negativo de um membro permanente configura um veto à resolução. A abstenção de um membro permanente não configura veto.
Os donos do mundo, os EUA, querem aprovar uma resolução contendo medidas, entre as quais econômicas, acerca da possível produção de uma bomba atômica do Irã, por isso, utilizam de diversos esforços para convencer os países membros.
Ele podem ter a sua bombinha...
É o que há!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço acadêmico - afirme seu posicionamento!

Quem sou eu

Minha foto
são paulo, são paulo, Brazil
profissional crítico do Direito...que concilia a racionalidade com as emoções..ou pelo menos tenta....avesso à perfídia...e ao comodismo que cerca os incautos... em tempo: CORINTHIANO!!

Seguidores

Arquivo do blog

Powered By Blogger

Páginas