quarta-feira, 22 de agosto de 2012

                                                                                                              

LUIZ FLÁVIO GOMES (@professorLFG)*
Sexta, sábado e domingo são adoráveis (agradáveis). Odiamos as segundas, terças, quartas e quintas.
 
 Nesses dias ficamos mais estressados e infelizes.Por quê?
 
A primeira resposta possível estaria na obrigação de trabalhar. Uma outra resposta talvez residiria na obrigação de estudar. Caiu o mito de que a segunda-feira é o dia mais terrível da semana. Nosso ódio (ou mau humor) não muda, entre segunda e quinta. Essa é a conclusão a que chegou o estudo do professor de Psiquiatria Arthur Stone, da Universidade de Stony Brook de Nova York, feito a partir de uma pesquisa do Gallup com 340 mil pessoas, publicada na revista norte-americana Journal of PositivePsychology (El País de 21.08.12, p. 27).
A obrigação de trabalhar e de estudar pode estar na origem do nosso mauhumor entre segunda e quinta. Tudo que é feito como obrigação e não com prazer gera muito mais estresse. Na sexta tudo muda porque temos a expectativa do final de semana, quando então podemos fazer aquilo que mais nos agrada (passear, sair com família, acordar mais tarde, reunir com amigos etc.). Mas a sexta está para o final de semana assim como o final do domingo está para a segunda. Ou seja: muita gente fica muito melancólica nesse período em razão da expectativa da segunda, terça etc.
Qual é o antídoto para evitar o mau humor e a melancolia de segunda a quinta?
 
 Não é uma coisa corriqueira, mas existe. E é conhecida por intermédio de uma palavra grega: eudaimonia. Que significa prazer ou felicidade de fazer o que você está fazendo: prazer de trabalhar, prazer de estudar etc. Vai te dar um pouco de trabalho conquistar esse estágio quimérico da eudaimonia. Mas vale a pena. É uma delícia descobrir esse prazer de fazer aquilo que você está fazendo. Tente! Avante!
 
É isso!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço acadêmico - afirme seu posicionamento!

Quem sou eu

Minha foto
são paulo, são paulo, Brazil
profissional crítico do Direito...que concilia a racionalidade com as emoções..ou pelo menos tenta....avesso à perfídia...e ao comodismo que cerca os incautos... em tempo: CORINTHIANO!!

Seguidores

Arquivo do blog

Powered By Blogger

Páginas