domingo, 29 de setembro de 2013

QUESTÃO DA MAGISTRATURA

E AGORA DOUTOR?!

"O juiz que receber os autos, pode suscitar conflito negativo de competência, em caso de desclassificação de crime doloso contra a vida, para outro, de competência do juiz singular?"

CASO REAL: O juiz do Júri, desclassificou (na fase formação da culpa) de homicídio doloso para culposo. Tendo a decisão transitada em julgada, os autos foram enviados a outro juízo, que entendeu que não era competente, tendo-se em vista afirmar que a competência era do Júri, pois, tratava-se de crime doloso contra a vida". 
Ele pode declinar da competência?

Resposta:

Há 2 posicionamentos:

1º) Não poderá suscitar o conflito 

2º) Pode, tendo-se em vista que trata-se competência absoluta (ratione materiae), a qual se constitui nulidade absoluta, portanto, não atingida por preclusão. Essa tese prevalece no STJ, HABEAS CORPUS Nº 103.335, de 2008

"A decisão que, a teor do disposto no art. 410 do Código de Processo Penal, reconhecendo a incompetência do Tribunal do Júri, remete os autos a vara criminal comum, mesmo não sendo interposto recurso pelo Ministério Público, não tem caráter vinculante em relação ao magistrado que os recebe, mostrando-se possível a este, dentro de sua convicção, suscitar o conflito de competência"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço acadêmico - afirme seu posicionamento!

Quem sou eu

Minha foto
são paulo, são paulo, Brazil
profissional crítico do Direito...que concilia a racionalidade com as emoções..ou pelo menos tenta....avesso à perfídia...e ao comodismo que cerca os incautos... em tempo: CORINTHIANO!!

Seguidores

Arquivo do blog

Powered By Blogger

Páginas