domingo, 2 de junho de 2013

Um retrato da Justiça criminal - espaçovital.com.br 
 
 
Uma semana depois de o Ministério da Justiça ter divulgado o mapa da violência de 2013 - mostrando que a taxa de mortalidade por armas de fogo está aumentando e que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes continua alta -
 
 o CNJ anunciou que as varas de execução penal e as câmaras criminais das Justiças estaduais não conseguiram cumprir a meta de julgar, até o fim do ano passado, todos os processos de homicídios dolosos instruídos até o fim de 200, prontos para serem julgados por tribunais do júri.
Isso dá a medida do tamanho da crise da segurança pública no País, que registra 29 homicídios para cada 100 mil habitantes - quando a média mundial é de 8,8 homicídios por 100 mil.


No TJRS, só para exemplificar, levantamento fechado em 31 de dezembro revela que os 30 desembargadores e quatro juízes convocados que compõem a Seção Criminal da Corte têm, em seus gabinetes, 6.640 processos penais diversos aguardando julgamento.

Detalhe instigante: enquanto alguns têm carga zero de recursos por julgar, 4.373 processos constituem passivo de apenas três desembargadores.
 
Opinião: A taxa de mortalidade, no mundo, por grupo de 100 mil habitantes é perto de 9 ( 9 x 100.000), no Brasil é mais do que o triplo: 29 x 100.000.
 
O que pode ser feito para que ocorra uma significativa redução??


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço acadêmico - afirme seu posicionamento!

Quem sou eu

Minha foto
são paulo, são paulo, Brazil
profissional crítico do Direito...que concilia a racionalidade com as emoções..ou pelo menos tenta....avesso à perfídia...e ao comodismo que cerca os incautos... em tempo: CORINTHIANO!!

Seguidores

Arquivo do blog

Powered By Blogger

Páginas