sábado, 17 de abril de 2010

NOVO CÓDIGO DE ÉTICA DOS MÉDICOS REGULAMENTA A ORTOTANASIA

POLÊMICA - O documento indica que procedimentos desnecessários e invasivos não devem ocorrer em doentes terminais
Entrou em vigor no país O novo Código de Ética Médica, por meio da  Resolução nº 1.931/2009 do Conselho Federal de Medicina, órgão com atribuição legal exclusiva de fiscalizar e normatizar o exercício da profissão no Brasil.
 Depois de dois anos de consulta pública, o documento atualiza regras e princípios que o médico deve seguir no exercício da profissão. Temas como bioética e o tratamento de doentes terminais estão presentes na nova “constituição” dos profissionais de medicina. O Código foi aprovado com a participação de cerca de 400 delegados, entre conselheiros federais e regionais de medicina, além de representantes de várias entidades médicas.
POLÊMICA
O documento indica que procedimentos desnecessários e invasivos não devem ocorrer em doentes terminais, mas o que seria desnecessário? Assim, se o corpo médico constatar a inevitável morte do paciente, deixará de prestar o que seria devido? Se assim formos pensar, estaria sendo criada via "resolução", uma causa excludente não da antijuridicidade (cp 23), e sim, uma causa que exlcui a tipicidade do crime (tipicidade delitual), isto é, passaria a vigorar a ORTOTANÁSIA, que é a restrição de medicamentos aos pacientes terminais, fazendo com isso, que a morte seja acelarada.
É o que há!.
Veja a íntegra da resolução:
http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/CFM/2009/1931_2009.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço acadêmico - afirme seu posicionamento!

Quem sou eu

Minha foto
são paulo, são paulo, Brazil
profissional crítico do Direito...que concilia a racionalidade com as emoções..ou pelo menos tenta....avesso à perfídia...e ao comodismo que cerca os incautos... em tempo: CORINTHIANO!!

Seguidores

Arquivo do blog

Powered By Blogger

Páginas