terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Relação de jovens com estudos é preocupante. folha
LEITORA ISABEL VIEIRA LOPES
DE SÃO PAULO (SP)
O desinteresse dos jovens com relação aos estudos é preocupante e se ilude aquele que acredita que só os menos abastados é que se desinteressam.

Os adolescentes das classes A e B, estudantes de colégios particulares bons e caros, geralmente encontram as melhores oportunidades de receber uma educação suficiente para ingressar em instituições renomadas de ensino superior (vamos esquecer, por um instante, o sistema de cotas).
É de se esperar que, em um momento de crise financeira mundial, de desemprego e de uma distribuição de renda injusta, esses jovens estudem a todo o vapor para não precisar economizar cada centavo na hora de comprar pão na padaria. Mas nem sempre isso acontece.
Gabo Morales - 27.nov.2011/Folhapress
Vestibulandos durante prova da Fuvest, em São Paulo
Vestibulandos durante prova da Fuvest, em São Paulo

Hoje em dia, uma fatia grande desse grupo de jovens não se dedica aos estudos, não corre atrás e não se importa. Para eles, o que vale é quantas horas você passa no boteco por semana e quantas garrafas de bebida deve levar para o esquenta na casa do amigo. E está tudo certo em fazer isso, mesmo que você tenha uma dúzia de trabalhos para entregar no dia seguinte.
Nesses tempos líquidos, o tempo de lazer do jovem se sobrepõe (em nível de interesse) ao de trabalho e de estudo.

Mas, veja bem, não estou defendendo com todas as forças aquelas pessoas que passam o tempo todo estudando e se privam de lazer. A vida precisa de equilíbrio em todas as suas faces, incluindo essa.
É muito triste ver jovens se embebedando e vomitando nas portas das baladas em plena madrugada de sábado por achar que estão sendo mais aceitos em seus grupos. Ou porque acham que bebendo ficam mais alegres e suas noites, mais divertidas.
As pessoas não ficam mais inteligentes da noite para o dia. Não conquistam um trabalho invejável sem esforço. Não conquistam um padrão alto de vida sentadas no boteco reclamando da quantidade enorme de matéria que devem estudar.

É o que há!

Um comentário:

  1. olá professor tudo bom??, o problema é que muita gente não sabe o que é estudar de verdade e deixam para ultima hora, trabalhos sempre fiz quando os professores passam a data e começo praticamente no dia em que lançam o trabalho em sala de aula. enquanto a estudar sem ser um dia ou dois antes da prova to aprendendo na faculdade, muita gente acha que só porque tira nota boa a faculdade por si só vai te aceitar e vai deixando para um dia antes das provas, tem outras que já pensam que só pelo fato de você pegar o livro e ler antes da prova, já é NERD e, nem isto fazem tentando colar do amigo nerd do lado, ou através de papeizinhos.
    eu passei em penal, raspando ainda porque esse se mestre tive um problema hormonal que me deixa meio para baixo e, que perco um certo interesse pelas coisas em que gosto de fazer, mas to aqui, não saio para balada, aliás nunca sai, minha bebida alcoólica é meu linux ;D, e to aproveitando estudando para penal, a parte geral porque creio eu que a segunda parte vai ser meio difícil e, sei que vou precisar disto mais para frente, qualquer coisa me responda.

    ResponderExcluir

Espaço acadêmico - afirme seu posicionamento!

Quem sou eu

Minha foto
são paulo, são paulo, Brazil
profissional crítico do Direito...que concilia a racionalidade com as emoções..ou pelo menos tenta....avesso à perfídia...e ao comodismo que cerca os incautos... em tempo: CORINTHIANO!!

Seguidores

Arquivo do blog

Powered By Blogger

Páginas