sábado, 6 de julho de 2013

STJ entende que trabalho não é causa de desconto de pena em regime aberto

*NO REGIME ABERTO NÃO SE CONTAM OS DIAS TRABALHADOS PARA ABATER NA PENA
 
 
A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça não concedeu o pedido de habeas corpus formulado por indivíduo condenado em regime aberto que requisitava o desconto da pena em face dos dias de trabalhados.
 
A defesa alegou constrangimento ilegal, e descumprimento da função social da pena, ademais, nos argumentos, destaca que a Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984) é omissa com relação a condenados em regime aberto e assim sendo, por analogia, deveria ser descontada a pena atendendo-se ao princípio que visa garantir a situação mais benéfica ao réu.
 
Contudo, a Sexta Turma entendeu que a remição da pena em regime aberto só pode acontecer quando o condenado apresenta alguma frequência em instituição de ensino (estudo) conforme disposto no artigo 126, §6º da Lei de Execução Penal.
 
Desta feita, conforme constatado no pedido do impetrante, há o requerimento da remição da pena pelo trabalho, o que no entender da relatora, ministra Maria Thereza de Assis Moura, foge da previsão da LEP e por este motivo denegou a ordem.
 
 
fonte: Superior Tribunal de Justiça. HC 189914. Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço acadêmico - afirme seu posicionamento!

Quem sou eu

Minha foto
são paulo, são paulo, Brazil
profissional crítico do Direito...que concilia a racionalidade com as emoções..ou pelo menos tenta....avesso à perfídia...e ao comodismo que cerca os incautos... em tempo: CORINTHIANO!!

Seguidores

Arquivo do blog

Powered By Blogger

Páginas