segunda-feira, 15 de julho de 2013

PROVAS ILÍCITAS: conceito legal e conceito doutrinário

RESPONDA:
O QUE SÃO PROVAS ILÍCITAS?

 
A melhor resposta é a seguinte: temos a definição legal, cpp 157 e a definição doutrinária, conforme abaixo:

definição legal - está descrito no cpp 157, isto é, são as que ofendem normas constitucionais, ad exemplum, violação de domicílio ,e as que violam normas legais (processuais, ad exemplum, busca e apreensão em casa, sem o devido mandado, e as que ofendem normas materiais, v.g., confissão mediante tortura.
definição doutrinária - são as  que violam normas de direito material (confissão obtida mediantes tortura, Lei 9.455/97)

Em conclusão: o direito à prova é limitado, vez que são inadmissíveis as provas obtidas ilicitamente, CF 5º, inc. LVI,  salvo, para beneficiar o acusado, contudo, deve ser analisada a proporcionalidade no caso em concreto (não é justo torturar uma testemunha, para que ela deponha em um processo que verse sobre invasão de domicílio, e diga que realmente, esta não ocorreu).



2 comentários:

  1. Um policial pode se passar como usuário de drogas para prender um traficante?

    ResponderExcluir
  2. Sim, vez que não há nenhuma proibição legal, sendo que é muito comum essa tática investigatória, assim, em havendo traficância o agente não será responsabilizado pela venda, mas pela posse com intuito de traficância.

    ResponderExcluir

Espaço acadêmico - afirme seu posicionamento!

Quem sou eu

Minha foto
são paulo, são paulo, Brazil
profissional crítico do Direito...que concilia a racionalidade com as emoções..ou pelo menos tenta....avesso à perfídia...e ao comodismo que cerca os incautos... em tempo: CORINTHIANO!!

Seguidores

Arquivo do blog

Powered By Blogger

Páginas