sexta-feira, 12 de julho de 2013

SERÁ SE A CORTE CONFIRMARÁ A DECISÃO/



*Juiz federal dos EUA proíbe revista "exagerada" aos presos de Guantánamo - uol




Unidade símbolo da "guerra contra o terror" em Guantánamo completa dez anos12 fotos

11 / 12
Manifestantes vestidos com uniformes como os usados pelos detentos de Guantánamo fazem protesto em Washington, nos EUA. Pessoas do mundo inteiro já organizaram protestos contra a base naval. O fechamento de Guantánamo era uma das promessas do presidente norte-americano, Barack Obama, que concorrerá a um segundo mandato neste ano sem ter tomado medidas nesse sentido Leia mais Larry Downing/Reuters
Um juiz federal em Washington proibiu nesta quinta-feira que os guardas de segurança realizarem uma revista "exagerada" nos detentos da prisão de Guantánamo, os quais tinham que ter seus órgãos genitais verificados antes de se reunirem com seus advogados.

O juiz Royce C. Lamberth opinou que a prática estabelecida no último mês de maio, de revistar os réus, inclusive seus genitais, antes que estes se reunissem com seus advogados, é uma "resposta exagerada" em nome da segurança no penal.

"A opção entre se submeter a um procedimento de registro que é religioso e culturalmente aborrecível ou renunciar a um advogado na realidade não é uma opção para muçulmanos devotos como os peticionários", afirmou Lamberth, nomeado em seu cargo durante o governo do republicano Ronald Reagan.

Lamberth, principal juiz do tribunal federal em Washington, respondeu assim ao pedido apresentado pelo advogado David Remes em nome de vários presos que se mostravam a favor do fim da prática.

Em um documento de 35 páginas, Lamberth ordenou que os guardas de segurança recorram ao método antigo de revista, no qual o réu era pego pela cintura e tinha suas calças sacudidas.

Os departamentos de Justiça e Defesa dos EUA não se pronunciaram sobre essa decisão do juiz, alegando que a mesma estava sendo revisada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço acadêmico - afirme seu posicionamento!

Quem sou eu

Minha foto
são paulo, são paulo, Brazil
profissional crítico do Direito...que concilia a racionalidade com as emoções..ou pelo menos tenta....avesso à perfídia...e ao comodismo que cerca os incautos... em tempo: CORINTHIANO!!

Seguidores

Arquivo do blog

Powered By Blogger

Páginas