terça-feira, 9 de agosto de 2011

Reforma política pode acabar com a reeleição no país para o Executivo - gazeta do povo

Proposta quer eliminar o segundo mandato, alegando que ele dá aos governantes muito poder em relação a seus adversários
 
Um dos itens discutidos na Comissão do Senado para a Reforma Política, a reeleição para cargos do Executivo é uma relativa novidade no sistema político brasileiro. Antes de 1998, quando foi aprovada a toque de caixa pelo governo Fernando Henrique Cardoso, em nenhum momento da história do país ela foi permitida – com exceção aos períodos ditatoriais. Mesmo assim, parte dos políticos pretende acabar com a regra, alegando que sua existência coloca os governantes com muito poder em relação a seus adversários.
Segundo o cientista político da Universidade Federal do Paraná Emerson Cervi, trata-se de uma espécie de confirmação do mandato da político. “Na prática, o que existe é um mandato de oito anos, com uma avaliação no meio”, comenta. “A reeleição é apenas um instrumento, nem bom, nem ruim. Depende de quem usa”. Apesar disso, ele diz acreditar que a discussão é válida e que, em certos casos, a reeleição é problemática – especialmente em municípios pequenos.
Opinião:  Não penso que a prpoposta seja aprovada, e é fácil a conclusão, pois, partindo-se do já consagrado "primeiro os meus interesses", e do fato de que a maioria dos parlamentares não concorre a cargos do executivo, a constatação é a de que ficará do jeito que está. Outrossim, é verdade que quem atua na governança leva nítida vantagem sobre seus adversários.
É o que há!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço acadêmico - afirme seu posicionamento!

Quem sou eu

Minha foto
são paulo, são paulo, Brazil
profissional crítico do Direito...que concilia a racionalidade com as emoções..ou pelo menos tenta....avesso à perfídia...e ao comodismo que cerca os incautos... em tempo: CORINTHIANO!!

Seguidores

Arquivo do blog

Powered By Blogger

Páginas